Contato

Inscreva-se

Inscreva-se para receber as novidades:

Seguidores

posts populares

flickr

Created with flickr badge.

Versão atual

Versão atual
(2015/2016) por Jess Quirino (www.jessquirino.com.br)

Na caixa



El Empleo: Curta faz crítica ao trabalho

Um dos curtas que assisti recentemente e que mais me impressionou foi o curta "El Empleo" (em português "O Emprego"), dirigido por Santiago "Bou" Grasso, com duração de 6'24''.

Santiago "Bou" Grasso é um desenhista, animador e ilustrador nascido em em Buenos Aires, Argentina (+). Formou-se pela Faculdade de Belas Artes da Universidade Nacional de La Plata (+).




Trata-se de um curta feito em 2008, vencedor de diversos prêmios (+). A história acompanha o dia de trabalho de um homem, desde o momento em que desperta o relógio. Nele, as pessoas "exercem" função de objeto, não há diálogo, justamente para reforçar a mensagem através das imagens. Com o passar dos minutos você fica curioso para saber qual é o trabalho dele, para onde ele está indo, e o final do curta é sensacional... sensacional!

Além da crítica ao trabalho (e além de todas as muitas mensagens que o curta passa), algo que achei fantástico no trabalho de Bou é a mensagem de que sempre precisamos de alguém, para tudo que fazemos na vida. Se pegamos um táxi, precisamos do motorista para nos levar ao nosso destino... se tenho o compromisso de trabalhar ou ir para a escola, só vou cumprir este dever através do ônibus, do motorista, que me leva até onde preciso ir... mesmo se tenho carro, só vou poder usá-lo se abastecer, e vou precisar da ajuda do frentista... e assim é com tudo... da mesma forma quando vamos ao mercado, farmácia, etc... Meu trabalho depende do trabalho de alguém.

Enfim, não deixe de ver essa obra fantástica de "Bou" Grasso (vídeo abaixo). Em menos de sete minutos você terá uma visão bastante realista do trabalho e da "coisificação" do homem:


Para qualquer coisa que fazemos, embora muitas vezes nos consideramos "independentes", na realidade, dependemos uns dos outros, sem exceção.

Até o próximo post!

4 comentários:

  1. Não conhecia e gostei imenso!!!
    Muito obrigada pela partilha! Sem dúvida muito boa esta curta!
    beijinhos
    http://direitoporlinhastortas-id.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  2. Deve ser ótimo, obrigada pela dica, irei assistir :]
    Beijos! ♥
    Blog: http://carolbrasileiro.com.br/
    Fan Page: facebook/blogcarolbrasileiro

    ResponderExcluir
  3. Eu quase não vejo curtas! Só quando passam no cinema, antes de algum filme ahahahahahah
    Mas parece ser bem bacana esse
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Renata!

      Sim ele é bem bacana... eu ultimamente vi poucos curtas também mas sempre que dá vejo... gosto bastante.

      Abraços!

      Excluir

Deixe sua mensagem!